sexta-feira, 30 de março de 2012

Tendências do Oscar 2012: veja dicas para usar os looks das famosas.

Se você se apaixonou por algum look e está em dúvida se ficaria bem com ele, as dicas abaixo são para você. Chamamos Marcele Góes, consultora de moda e diretora do Estilo sob Medida, para comentar os principais hits do tapete vermelho e ensinar a usá-los na “vida real”. Veja abaixo e aproveite:

E aí, aprovou? Avalie os looks vistos no tapete vermelho
  • 1
    Um ombro só

    Rose Byrne (Vivienne Westwood), Missi Pyle (Valentina Delfino), Stacy Keibler (Marchesa), Lara Spencer, Kate Mara (Jack Guisso) e Milla Jovovich (Elie Saab). Fotos: AP

    A tendência do corte de um ombro só não é muito impeditiva, mas depende da posição em que a “manga” fica. “Quem tem ombros largos se dá bem se posicionar o tecido mais próximo ao pescoço, porque direciona o olhar para o centro do corpo. Isso dá a impressão de que o ombro é menor. O oposto acontece quando a manga está mais próxima ao ombro mesmo, ou seja, é melhor para quem tem ombros estreitos e quadril mais largo”, explica Marcele.

    A consultora dá ainda outra dica: “em geral, o 'ombro só' dá a impressão de que está faltando alguma coisa, então é sempre legal equilibrar com algum detalhe em diagonal oposta na parte debaixo do vestido, como fez muito bem Stacy Keibler (foto acima), com uma rosa drapeada na altura da cintura”. Outra forma de promover esse equilíbrio e fazer um jogo de posições é colocar o cabelo para o lado oposto da manga ou apostar em um brincão de um lado só.
  • 2
    Brancos e nude

    Gwyneth Paltrow (Tom Ford), Bingbing Li (Georges Chakra), Rooney Mara (Givenchy), Octavia Spencer (Tadashi Shoji) e Melissa Mccarthy (Marina Rinaldi). Fotos: AP

    Esse foi o Oscar dos tecidos brancos, com espaço também para o nude e o rosé. As cores neutras foram hit, mas será que são aposta certa? “Essa é uma tendência um pouco perigosa, já que esses tons expandem a silhueta. E como se trata de cores claras, raramente vestidos assim deixam de vir acompanhados de brilhos, drapeados e outros artifícios que valorizem mais a peça”.

    Segundo a especialista, esses artifícios também podem contribuir para aumentar visualmente, como foi o caso de Melissa McCarthy (foto acima). Com o visual bastante criticado, a atriz investiu em um rosé todo drapeado com detalhes de brilho abaixo do busto e na gola. “A finalização do modelo no corpo dela não deu certo. Além do volume adicionado pelo drapeado, a faixa abaixo do busto cortou a silhueta completamente, dando ênfase para algo que ela já tem em demasia e não precisa ser destacado. A manga comprida cheia de tecido também ajudou a aumentar o busto”, explica Marcele.

    As cores neutras são elegantes, mas exigem atenção para que o look não fique monótono. “Tem que ter um ‘tchan’ para usar em uma festa de gala. Bordados, drapeados e cortes diferentes são ótimas opções se usadas da forma correta. Gwyneth Paltrow e Angelina Jolie souberam fazer isso muito bem neste Oscar”, complementa a consultora.
  • 3
    Brilho

    Stacy Keibler (Marchesa), Ellie Kemper (Armani Privé), Jessica Chastain (Alexander McQueen), Meryl Streep (Lanvin), Rose Byrne (Vivienne Westwood), Judy Greer (Monique Lhuillier), Lea Thompson e Jane Seymour. Fotos: AP

    O brilho também é uma tendência que exige cuidado, pois dá volume ao visual. No caso de vestidos em que o brilho fica apenas nas aplicações, é importante observar o desenho que ele forma na peça e onde é posicionado. A atriz Jessica Chastain, por exemplo, estava deslumbrante em um Alexander McQueen preto, mas com brilhos dourados na altura do quadril. “A posição do brilho no vestido aumentou o quadril, mas não comprometeu o look porque ela é magra. Se fosse um pouco mais cheinha, teria desfavorecido”, explica Marcele.

    Então anote a dica: o brilho nunca deve estar posicionado em locais do corpo que você não quer destacar. Se quiser aumentar busto, abuse do brilho nessa região; se preferir valorizar o rosto, coloque os detalhes na gola ou nas mangas e por aí vai.

    Saiba como usar peças com brilho durante o dia
  • 4
    Cauda

    Michelle Williams (Louis Vuitton), Jennifer Lopez (Zuhair Murad), Jessica Chastain (Alexander McQueen), Rooney Mara (Givenchy), Jane Seymour, Sandra Bullock (Marchesa) e Bérénice Bejo (Elie Saab). Fotos: AP

    A cauda é a tendência mais democrática de todas desse Oscar, já que as que vimos no tapete vermelho são relativamente discretas e não influenciam no volume do resto do vestido. Marcele explica que se o modelo da peça for mais “sereia”, ou seja, mais justinho e com a cauda começando lá embaixo, ela pouco interfere na silhueta e é mais um artifício para trazer formalidade ao look. Se o vestido for mais amplo e com a cauda começando na altura da cintura, como são muitos vestidos de noiva, é bom tomar cuidado porque fica volumoso.
  • 5
    Aplicações e bordados

    Octavia Spencer (Tadashi Shoji), Bérénice Bejo (Elie Saab), Wendi Mclendon-covey, Jessica Chastain (Alexander McQueen) e Kate Mara (Jack Guisso). Fotos: AP

    Exemplo parecido com o do brilho, as aplicações também pedem equilíbrio. A dica é posicioná-las sempre nas partes em que você pode aumentar sem problemas. As aplicações e os bordados têm volume e textura que aumentam a silhueta, mas, se forem da mesma cor do tecido, enfeitam sem aumentar tanto – diferentemente do paetê.

    Bérénice Bejo deu um show ao optar por um Elie Saab (foto acima) verde claro todo de aplicações, com decote V e mangas compridas. Não é o caso da atriz, mas o modelo serviria muito bem a alguém com o corpo mais cheinho. “O desenho que as aplicações formam na peça ajudam a deixar o corpo mais esguio. O design do bordado tem o poder de assassinar ou salvar um look”, diz Marcele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário